Seja menos severo como você
Por Giovanna Sapienza
Hoje quero falar sobre autocrítica e os severos julgamentos que aplicamos todos os dias em nós mesmo. Eu não sei se este é o seu caso, mas que isso se repete e muitas e muitas vezes, com várias pessoas é um fato.
Sempre falo aqui da importância do senso de autoresponsabilidade que devemos ter com nossas atitudes e ações diárias. Mas ter responsabilidade é algo completamente diferente e distinto de realizar fortes punições e julgamentos inválidos a seu respeito.
Responsabilidade é o ato de olhar para as suas atitudes e pensamentos, questionando o quão benéficos e eficientes eles realmente são, e acima de tudo, como você pode fazer para melhorá-los; aplicando gradativamente as reformas e melhorando seu estilo de vida.
Já a autopunição é o ato de cerceamento, críticas e julgamentos infundados a seu respeito, muitas vezes te fazendo sentir inferior e incapaz, não merecedor(a) de resultados positivos e novas conquistas.
Este tipo de comportamento relacionado à autocobrança não te leva a lugar algum, muito pelo contrário, só atrasa sua vida e dificulta seus resultados e desenvolvimento pessoal.
Pratique o autoamor, perdoe-se e entenda que você é um ser em processo de desenvolvimento, um eterno aprendiz, e tem o total direito de errar e falhar.
Enfim, a vida é um jogo de tentativas, erros e acertos. Não seja severo consigo mesmo, o tempo passa muito rápido para você perde-lo com tantos julgamentos e energias negativas.
Ilustração da Allyson Mellberg compondo o post