Como reduzir o medo, a insegurança e o desapontamento.
Por Giovanna Sapienza
Para reduzir o medo, a insegurança e o desapontamento é preciso que compreendamos a natureza de nossa mente humana. Devido a vulnerabilidade de sentimentos e estados mentais, estamos diariamente sujeitos a lapsos de memória e esquecimento de nossos objetivos e metas, deixando muitas vezes nossas ações no “piloto automático”.
O planejamento e a perspectiva são ferramentas muito eficientes no processo de construção de qualquer sonho, objetivo ou meta. Quando planejamos e registramos nossos passos temos uma visão mais objetiva e ampla de nossos resultados, podendo assim mensurar os aspectos positivos e pontos negativos daquela tomada de decisão.
Isso é muito engraçado, pois até um tempo atrás, muitas pessoas, inclusive as meninas, cultivavam o hábito de se dedicar a uma agenda ou o chamado “querido diário”. Este costume foi se perdendo com a chegada dos adventos tecnológicos, e isso é uma pena, pois esta é realmente uma arma poderosa para qualquer sexo, idade ou situação.
Quando materializamos e registramos nossas percepções, objetivos e os próximos passos em um papel, agenda ou algo físico, conseguimos aos pouco visualizar e coordenar melhor nossas ações e resultados. Ficamos menos dispersos e eliminamos boa parte dos comportamentos e decisões tomadas no modo “piloto automático”. Com isso, as chances de diminuirmos os resultados negativos, os sentimentos de insegurança e desapontamento são bem maiores.
Pois agora é a hora, faça um teste.
Resgate este hábito de escrever pontos importantes, metas e sonhos em um papel. Procure ter ele sempre à vista, de uma forma que você possa confrontá-lo e atualizá-lo diariamente. Tenho certeza que seus resultados serão muito mais positivos e sua mente vai estar muito mais relaxada na hora de tomar decisões importantes.