Estamos carentes de conteúdos simples e práticos
Por Giovanna Sapienza para continuecurioso
Temos a nossa disposição uma infinidade de conteúdos, tanto na internet quanto nas livrarias e mídias televisivas. Explicações, passo a passo, manuais, ideias para o seu aprimoramento pessoal, como ganhar mais dinheiro, como melhorar sua empresa, como ser rico e feliz, como conquistar o parceiro ideal etc, etc. Uma porção generosíssima de conteúdos altamente elaborados e precisos, muitas vezes embasados empesquisas e técnicas científicas.
Mas infelizmente, mesmo com todo este suporte ainda vemos uma sociedade altamente carente de conteúdos simples e práticos, prontos para serem usados no dia a dia estimulando nossas virtudes e qualidades interiores.
São raras as obras que nos ensinam a utilização de comportamentos eficazes e preciosos como um simples ‘por favor’ ou ‘obrigado’, a aplicação da gratidão no seu cotidiano, técnicas de como conviver bem com seus semelhantes ou a importância de nossas ações na sociedade.
Vejo pouquíssimas pessoas realmente preocupadas em agir com educação, aplicando em suas vidas todos os aprendizados que foram passados na época da escola quando ainda aprendíamos a falar e escrever. A importância das atividades em grupo, o auxílio ao colega, enfim, conceitos que parecem tão banais mas que estão cada vez mais raros na sociedade.
Por que não encontramos a produção de um manual de virtudes e boas ações?
Comportamentos estes que podem até nos parecer efêmeros, mas na prática são os verdadeiros responsáveis por todo nosso sucesso ou fracasso pessoal. São estas pequenas/grandes ações que determinam os resultados de nossas vidas, ressoando nossas energias e movimentando nossas realidades diárias.
Pense nisso!