Arrependimento
Por Giovanna Sapienza
![Lado da piscina](https://static.wixstatic.com/media/2a355fd73db689e6d0aa533489eb5260.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/2a355fd73db689e6d0aa533489eb5260.jpg)
Um sentimento que muitos de nós, infelizmente, ainda sentimos e que está presente em boa parte de nossas passagens mal elaboradas. Sentir arrependimento não é algo agradável, mas com certeza te ajuda a crescer muito. Não que isso precise se tornar um hábito, afinal existem várias formas de aprendermos e nem sempre ela precisa ser da maneira mais complicada.
Quando bate aquela sensação incômoda e chata e começamos a pensar como seria se tivéssemos feito aquilo totalmente diferente ou talvez melhor, o peso de uma decisão mal tomada ou distorcida dói muito. Essas sensações normalmente nos acometem quando olhamos para o nosso passado e percebemos, graças a maturidade de hoje, quanta dor e sofrimento poderíamos ter evitado. A vida nos obriga a crescer, nos mostra caminhos possíveis para novas escolhas e decisões. Ela nos ensina a evoluir e aperfeiçoar nossas ações e reações, em pequenas doses e outras nem tão pequenas assim. Certas coisas, como o passado, não podem ser alteradas, mas podem servir de alavanca para um novo processo, uma nova maneira de ver a vida. Aprenda a aproveitar as lições colocadas no seu caminho, evite repetições de falhas. Não desista, mas também não persista nos erros! O arrependimento não é algo produtivo, muito menos positivo em nossas vidas, ninguém gosta de se arrepender. Ele não pode ser evitado, mas pode ser utilizado de forma eficiente em nosso aprendizado. O jeito mais fácil de diminuir estas situações é justamente aprendendo com os erros que cometemos e mudando nossas formas equivocadas de agir. Lidar com o arrependimento pode não ser uma situação agradável, mas sem dúvida é uma forma muito eficaz de aprender. Aproveite suas lições e pense duas vezes antes de fazer suas escolhas, ok?